Como fazer o Vale Social RJ no Rio Poupa Tempo


Você precisa fazer o Vale Social RJ? Então procure o Rio Poupa Tempo. O programa é uma das principais opções para tirar o cartão de forma ágil e eficiente. Os cidadãos podem solicitar a emissão do vale nos postos da Zona Oeste e da Central do Brasil.


Vale lembrar que, ao contrário de outros serviços, como Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade e CNH, o atendimento para o Vale Social não precisa de agendamento prévio. Você pode se dirigir a uma das unidades e fazer o pedido no mesmo dia.


Como funciona o Vale Social RJ

O Vale Social é um cartão para ser usado no transporte público do Rio de Janeiro. Ele disponibiliza 60 viagens gratuitas por mês para cada modal, ou seja, o cidadão tem direito aos benefícios do vale em ônibus intermunicipais, trens, metrô e barcas.

Além disso, quem mora em alguma das cidades conveniadas ao Vale Social recebe mais 60 viagens para fazer o transporte intermunicipal. Veja quais são os municípios que integram o sistema:

Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Belford Roxo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Duque de Caxias, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaboraí, Itaocara, Japeri, Laje do Muriaé, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paty do Alferes, Petrópolis, Queimados, Rio Bonito, Rio Claro, Rio das Flores, Sapucaia, Saquarema, Seropédica, São Gonçalo, Três Rios, Trajano de Morais, Valença e Vassouras.


Quem tem direito ao fazer Vale Social RJ

O Vale Social RJ é um serviço destinado aos cidadãos fluminenses de qualquer idade que se apresentam as seguintes condições:

» Deficiência física

» Deficiência auditiva

» Deficiência mental

» Doença crônica

Vale lembrar que o benefício da gratuidade é estendido também a um acompanhante do cidadão ou da cidadã.

Regras para doentes crônicos

Se você possui uma doença crônica e mora em um município que não mantém convênio com a Secretaria Estadual de Transportes, a gratuidade do Vale Social é garantida somente se você realizar o tratamento médico em uma cidade que não seja a mesma que você reside.

Caso você more e faça o acompanhamento médico no Rio de Janeiro, é possível receber o cartão para se deslocar somente no metrô ou no trem.


Como pedir o Vale Social RJ no Rio Poupa Tempo

Como fazer o Vale Social RJ no Rio Poupa Tempo

A solicitação do cartão do Vale Social RJ no Rio Poupa Tempo é simples. Basta o interessado comparecer ao posto da Central do Brasil ou da Zona Oeste e apresentar o formulário de cadastramento e a documentação necessária.

O formulário pode ser obtido no Rio Poupa Tempo ou no site Vale Social Web. A parte da frente deve ser preenchida por quem solicita o vale, e o verso fica reservado para as orientações do médico da unidade de saúde pública ou do posto conveniado ao SUS que atendeu o paciente.

Este ofício deve apresentar todas as informações relacionadas à deficiência ou ao tratamento da doença crônica do cidadão.

Veja abaixo quais são os documentos que devem ser entregues junto com o formulário de cadastradamento.


Documentos para fazer o Vale Social RJ

Cidadão com deficiência

» Cópia de um documento oficial de identificação com foto ou Certidão de Nascimento;

» Cópia do CPF;

» Cópia do comprovante de residência ou da declaração de que você reside naquele endereço;

» 1 foto 3×4;

» Formulário de acuidade visual (somente para deficiente visual);

» Audiometria recente (somente para deficiente auditivo);

» Menores de idade devem anexar também uma cópia do documento de identidade e uma cópia do CPF do responsável.

Cidadão com doença crônica

» Cópia de um documento oficial de identificação com foto ou Certidão de Nascimento;

» Cópia do CPF;

» Cópia do comprovante de residência ou da declaração de que você reside naquele endereço;

» 1 foto 3×4;

» Cópia do Cartão de Consulta da Unidade Pública de Saúde ou da unidade conveniada ao SUS em que o cidadão faz o tratamento;

» Cópia das receitas dos medicamentos em uso atualmente;

» Cópia de exames/laudos que atestam a doença crônica;

» Menores de idade devem anexar também uma cópia do documento de identidade e uma cópia do CPF do responsável.


Validade do Vale Social RJ

» Deficiências permanentes – 4 anos

» Deficiências transitórias – 2 anos

» Doenças crônicas – até 2 anos (o cartão pode ser cancelado se o cidadão se recuperar antes do período de validade)


Como fazer a renovação do Vale Social RJ no Rio Poupa Tempo

A renovação deve ser feita dois meses antes do vencimento do cartão. Os deficientes transitórios e os doentes crônicos precisam apresentar um novo laudo médico. Já os deficientes permanentes devem somente atualizar o cadastro e assinar um requerimento.


Postos do Rio Poupatempo que fazem o Vale Social RJ

Zona Oeste

» Rua Fonseca, 240 (2º pavimento do Bangu Shopping), Bangu, Rio de Janeiro – CEP: 21820-005.

» Segunda a sexta-feira: das 8h às 17h30.

» Sábado: das 9h às 13h.

Central do Brasil

» Praça Cristiano Ottoni, s/n°, Edifício D. Pedro II (no subsolo da Central do Brasil), Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20221- 250.

» Segunda a sexta-feira: das 8h às 17h30.


Informações sobre o Vale Social RJ

Se você quiser receber mais informações, entre em contato com Rio Poupa Tempo pelos telefones (21) 2333-0841 / 2333-0842 / 2333-0853 ou com a administração do Vale Social pelos números (21) 2333-0841 / 2333-0842 / 2333-0853.

Você acabou de conferir informações sobre o Vale Social no Rio Poupatempo RJ. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.