Como tirar 1ª via da identidade no Rio Poupa Tempo


A Carteira de Identidade é importantíssima para o cidadão brasileiro, pois serve para basicamente todas as situações da vida em sociedade. Além de representar um fator de identificação, ele também possui outras utilidades que vão desde a exigência para a emissão de outros documentos até a realização de matrículas em universidades.


Ter uma identidade é essencial para qualquer pessoa que vive no país, e não há nenhum grande mistério para você conseguir ter acesso a ela. O artigo de hoje irá apresentar passo a passo para tirar a 1ª via da Carteira de Identidade no Rio Poupa Tempo, que por sinal, é gratuita.

Como tirar 1ª via da identidade no Rio Poupa Tempo

1º Passo – Reunindo a documentação

Na emissão da Carteira de Identidade, outros documentos são necessários para que as informações que serão registradas no RG sejam corretas e inquestionáveis.

Alguns deles são bem simples de serem apresentados, como a Certidão de Nascimento ou Casamento, já outros requerem maior grau de dificuldade, como a Certidão de Naturalização de estrangeiros.

Abaixo você pode ver a lista de tudo que é preciso para a tirar a Identidade:

⇒ Certidão de Nascimento

⇒ Certidão de Casamento (se necessário)

⇒ Certidão de Naturalização (se necessário)

⇒ Cópia do Diário Oficial da União publicado pela Portaria Original da Certidão de Trâmite Processual, devendo ser adquirida através do próprio portal do Ministério da Justiça (para portugueses com igualdade de direitos e obrigações)

Outros dois documentos não são obrigatórios, mas podem ser registrados no RG se o portador desejar. São eles:

⇒ Cadastro de Pessoa Física (CPF)

⇒ PIS/PASEP

Importante: Todos os documentos citados acima devem ser levados ao Rio Poupa Tempo, e devem possuir tanto a versão original quanto a cópia.

As fotos são retiradas na própria unidade de atendimento, mas levar um foto 3×4 recente pode ajudar caso as câmeras estejam fora de funcionamento.

2º Passo – Agendamento do atendimento

Para evitar transtornos e filas excessivas, o Rio Poupa Tempo exige que seja feito o agendamento prévio da emissão da Carteira de Identidade. Existem dois modos para marcar o atendimento, confira:

Agendamento por telefone

O primeiro deles é através dos seguintes telefones: (21) 3460-4040 e (21) 3460-4041. Você deve entrar em contato com a Central de Atendimento e informar que deseja tirar a 1ª via da Carteira de Identidade.

Agendamento pelo site do Detran RJ

Detran RJ

A segunda maneira de se agendar a emissão da Carteira de Identidade pode ser feita através do site do Detran RJ. Veja como funciona:

Na área de agendamento do portal do Detran, clique em “Identificação Civil”. Uma nova página irá abrir e nela será necessário preencher alguns dados sobre a pessoa que terá de fazer a identidade.

No momento de escolher o posto de atendimento, o preenchimento deve ser feito da seguinte maneira:

⇒ Município: Rio de Janeiro;

⇒ Bairro: Ipanema;

⇒ Posto: Rio Poupa Tempo Cantagalo Rua Teixeira de Melo.

Vale ressaltar que o único posto de atendimento do Poupa Tempo que oferece os serviços do Detran é o Rio Poupa Tempo Cantagalo.

3º Passo – Comparecer à unidade do Poupa Tempo

Rio Poupa Tempo Cantagalo

Antes de sair de casa, confira todos os documentos exigidos para a emissão da Carteira de Identidade. Para evitar problemas e garantir agilidade ao atendimento, chegue ao menos 15 minutos antes do horário agendado.

Abaixo você pode conferir o endereço completo da unidade do Poupa Tempo que faz dos Documentos de Identidade:

Rio Poupa Tempo Cantagalo

  • Endereço: Rua Barão da Torre, Estação Metrô Ipanema (saída Teixeira de Melo), Ipanema – CEP: 22411-000
  • Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h.

Você acabou de conferir as orientações para tirar o RG no Rio Poupa Tempo. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Uma comentário sobre “Como tirar 1ª via da identidade no Rio Poupa Tempo

  1. Fui tirar a primeira via da RG dia 12/07. será que já está pronta? Aguardo resposta.