Como tirar Carteira de Trabalho no Rio Poupa Tempo

Você sabia que o Rio Poupa Tempo é a maior central de serviços do Rio de Janeiro? O órgão disponibiliza 440 atendimentos para a população em cinco endereços diferentes. A saber: Baixada Fluminense, Cantagalo, Central do Brasil, São Gonçalo e Zona Oeste.


Entre essas centenas de serviços, certamente um dos mais procurados pelos cariocas é a opção de tirar a Carteira de Trabalho. Você pode emitir a 1ª e 2ª via da CTPS nos postos, mas para isso, é necessário agendar o atendimento com antecedência.

Por que o agendamento no Rio Poupa Tempo é necessário

Você deve imaginar que milhares de pessoas se dirigem às unidades do Rio Poupa Tempo diariamente para resolver seus problemas. Para evitar possíveis transtornos ocasionados por uma longa espera, a instituição utiliza o agendamento de serviços.

Desta forma, você escolhe a data e o horário mais adequado para o seu deslocamento e pode ser atendido (a) com mais rapidez e conforto. No fim das contas, a reserva antecipada do atendimento é uma comodidade para os usuários do Rio Poupa Tempo.

Como fazer o agendamento da Carteira de Trabalho no Rio Poupa Tempo

A partir de agora, nós vamos explicar as duas opções disponíveis para fazer o agendamento da Carteira de Trabalho no Rio Poupa Tempo. Vale lembrar que a reserva do horário é necessária tanto para quem vai tirar a 1ª via quanto para quem precisa tirar a 2ª via. Confira as orientações:

Agendamento da Carteira de Trabalho por telefone

A primeira opção é agendar pelo telefone 158. A ligação feita por telefone fixo é gratuita, já a chamada realizada por telefone celular é cobrada de acordo com as taxas da operadora.

Ao entrar em contato com a central de atendimento, você deve informar seus dados pessoais e escolher dia e horário para ser atendido (a).

Agendamento da Carteira de Trabalho pela internet

A segunda opção é agendar diretamente pelo Sistema de Atendimento Agendando do Ministério do Trabalho. No entanto, é nosso dever informar que o site nem sempre apresenta os endereços correspondentes às unidades do Rio Poupa Tempo, o que pode dificultar a sua tentativa. Para fazer o agendamento, você deve realizar esses passos:

1. Acesse o Sistema de Atendimento Agendado pelo link saa.mte.gov.br.

2. Selecione RJ no campo de “Estado”.

3. No campo “Município”, selecione “Rio de Janeiro”, “São João de Meriti” ou “Cantagalo”.

4. No tipo de atendimento, você deve escolher a opção “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”.

5. Para continuar, digite o código de segurança e clique no botão “Prosseguir”.

6. Em seguida, escolha uma das unidades do Rio Poupa Tempo; os postos que oferecem o serviço de Carteira de Trabalho são:

  • Zona Oeste
  • Baixada Fluminense
  • Central do Brasil
  • Cantagalo

7. Na próxima etapa, informe os dados solicitados pelo site: CPF, data de nascimento e telefone par contato.

8. Agora você vai precisar escolher uma data e um horário para tirar a Carteira de Trabalho.

9. Para finalizar, digite o código de segurança e clique no botão “Agendar”.

Desta forma, o seu agendamento da CTPS no Rio Poupa Tempo estará concluído. Agora é só você se dirigir ao posto escolhido na data e no horário marcado.

Documentos para tirar a Carteira de Trabalho no Rio Poupa Tempo

Estes são os documentos que você vai precisar levar no posto do Rio Poupa Tempo para tirar a sua Carteira de Trabalho:

1ª Via

  • Documento de identificação (RG ou CNH)
  • Comprovante de residência com CEP
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento para comprovar o estado civil

2ª via

  • Documento de identificação (RG ou CNH)
  • CPF
  • Comprovante de residência com CEP
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento para comprovar o estado civil
  • Boletim de ocorrência para casos de perda, roubo, furto ou extravio.
  • Comprovação obrigatória do número da Carteira de Trabalho anterior. Esta comprovação pode ser feita através de um dos documentos a seguir:

– Cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CNPJ da empresa.

– Extrato do PIS/PASEP.

– Extrato do FGTS.

– Requerimento do seguro-desemprego (guia marrom).

– Termo de rescisão do contrato de trabalho, homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, ou pelo Ministério Público, ou pela Defensoria Pública, ou pelo Sindicato de classe, ou ainda por um juiz de paz.

Por que a Carteira de Trabalho é importante?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento essencial para todo cidadão brasileiro que tenha intenção de exercer alguma atividade profissional junto a uma empresa. Em outras palavras, se você deseja estar de acordo com as leis trabalhistas, a CTPS é obrigatória.

Mais do que registrar todo o seu histórico empregatício, a Carteira de Trabalho é o instrumento que possibilita a você receber benefícios importantes como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Programa de Integração Social (PIS) e o seguro-desemprego.

Portanto, a CTPS é um direito seu. Não deixe de tirar a sua. E se você perdeu ou teve o seu documento furtado, faça o agendamento agora mesmo para emitir a 2ª via da Carteira de Trabalho.

Você acabou de conferir as informações sobre a emissão da Carteira de Trabalho no Rio Poupa tempo. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *