Como tirar 2ª via da identidade no Rio Poupa Tempo


A Carteira de Identidade é, talvez, o documento mais importante para os cidadãos brasileiros, pois afinal, ela serve basicamente para todas as situações que exigem a confirmação da identificação.


Acontece que muita gente acaba ficando sem a versão original do RG todos os dias, seja por roubo, furto, perda ou extravio. Quando isso acontece, é necessário fazer uma nova via urgentemente para evitar eventuais problemas.

Se você está nesta situação, neste artigo nós vamos explicar o passo a passo para tirar a 2ª via da Carteira de Identidade no Rio Poupa Tempo. Acompanhe as orientações até o final e veja como o processo é simples.

1º Passo – Documentos

Para e fazer segunda via da identidade, você precisa reunir a documentação necessária. Alguns deles, como a Certidão de Nascimento, você consegue facilmente. Por outro lado, algumas situações exigem o Boletim de Ocorrência, ou seja, você terá que se dirigir a uma delegacia de polícia e solicitar o documento.

Veja a lista de todos os documentos solicitados pelo Rio Poupa Tempo:

Certidão de Nascimento ou Casamento

⇒ Certidão de Naturalização (para naturalizados)

⇒ Documento Único do Detran de Arrecadação (DUDA) específico para a 2ª via da Carteira de Identidade.

⇒ Cópia do Diário Oficial da União impressa através do site do Ministério da Justiça (para portugueses com igualdade de direitos e obrigações)

⇒ Em caso de roubo ou furto também é necessário levar o Boletim de Ocorrência. Ele deve conter as informações de que a Identidade foi roubada ou furtada, caso contrário não será possível garantir a isenção da taxa da segunda via.

⇒ Fotos 3×4 não são necessárias, pois a própria unidade que fornece o serviço faz a fotografia no momento da produção da Identidade.

⇒ Outros dois documentos, que não são obrigatórios, podem ser levados para encorpar as informações da Identidade. São eles: CPF e PIS/PASEP.

Importante: Todos os documentos dessa lista devem estar presentes com o original e suas respectivas cópias.

2º Passo – Agendamento do atendimento

Como tirar 2ª via da identidade no Rio Poupa Tempo

Depois de reunir todos os documentos necessários, você precisa agendar o atendimento no Poupa Tempo. Existem duas formas para marcar o serviço: pelo telefone e pelo site do Detran – RJ.

Agendamento pelo telefone

A central do Poupatempo atende os cidadãos pelos números a seguir:

  • (21) 3460-4040
  • (21) 3460-4041

Siga as orientações do atendimento automático e agende uma data para tirar a segunda via da Identidade.

Agendamento pelo site do Detran

1. Acesse o site do Detran – RJ pelo endereço http://www.detran.rj.gov.br/.

2. Localize a área de “Identificação Civil” e clique em “Agendamento da Carteira da Identidade”.

3. Na página seguinte, você deve preencher seus dados.

4. No momento de escolher o posto de atendimento, siga os passos a seguir:

3º Passo – Comparecer ao posto

Antes de sair de casa, na data de agendada, confira todos os documentos necessários e evite atrasos. Abaixo você pode conferir o endereço completo do Rio Poupa Tempo que oferece o serviço de 2ª Via da Identidade:

Rio Poupa Tempo Cantagalo

Endereço: Rua Barão da Torre – Estação Metrô Ipanema – saída Teixeira de Melo – Ipanema

Você acabou de conferir as informações sobre a segunda via do RG no Rio Poupa Tempo. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.