Como tirar 2ª via da Carteira de Trabalho no Rio Poupa Tempo


A Carteira de Trabalho é um documento indispensável para quem está na busca de um emprego ou para aquelas pessoas que conseguiram uma bolsa de estudos e precisam se matricular em alguma universidade ou curso.


Acontece que, por ser um documento pouco usado, é bastante comum ele ser perdido, mesmo que dentro de casa. E o que fazer quando isso acontece? Você precisa providenciar a segunda via o mais rápido possível para não ter problemas posteriores.

Para te ajudar nesta tarefa, o artigo de hoje vai apresentar o passo a passo de como tirar a 2ª via da Carteira de Trabalho no Rio Poupa Tempo. Acompanhe o texto até o final e veja os procedimentos.

Como tirar 2ª via da Carteira de Trabalho no Rio Poupa Tempo

1º Passo – documentação

Para fazer a segunda via da Carteira de Trabalho, você precisa ter documentos essenciais em mãos. Alguns deles extremamente básicos, como o CPF e o RG, enquanto outros são mais específicos.

Há situações, por exemplo, que o órgão emissor solicita a apresentação da Carteira de Trabalho antiga e também do Boletim de Ocorrência, para casos de perda, roubo ou furto.

Abaixo você pode conferir uma lista de todos os documentos que devem ser levados ao Rio Poupa Tempo na hora de fazer a nova Carteira de Trabalho:

⇒ Carteira de Identidade (RG)

⇒ Cadastro de Pessoa Física (CPF)

⇒ Código de Endereço Postal (CEP/Comprovante de residência)

⇒ Certidão de Nascimento ou de Casamento

⇒ Boletim de Ocorrência Policial (para perdas, roubos ou furtos)

⇒ Número da Carteira de Trabalho antiga

Caso você não saiba o número da sua Carteira de Trabalho anterior, alguns documentos podem ser apresentados para confirmar esse registro, são eles:

⇒ Extrato do PIS/PASEP

⇒ Extrato do FGTS

⇒ Cópia da ficha de registro com carimbo do CNPJ

⇒ Requerimento do Seguro desemprego, de guia marrom

2º Passo – Agendamento

Agendamento por telefone

Depois de reunir todos os documentos, você precisa marcar o atendimento em uma unidade do Rio Poupa Tempo. Para isso, é preciso ligar para o telefone 158 e reservar a data da emissão da segunda via da Carteira de Trabalho.

Agendamento online

Se você preferir, também é possível fazer o agendamento online, através do site do Sistema de Atendimento Agendado. Veja como funciona:

No caso do agendamento através do site, é preciso preencher alguns dados iniciais, sendo eles:

  • Estado
  • Município
  • Tipo de Atendimento
  • Código de Segurança

Na área de Tipo de Atendimento é preciso marcar a opção “Emissão da Carteira de Trabalho Brasileiro”.

A página seguinte irá mostrar todos os postos de atendimento para o serviço desejado. Procure agendar com antecedência, pois o número de vagas diárias é limitado.

3º Passo – Comparecer ao Rio Poupa Tempo

O último passo que você precisa realizar é comparecer à unidade do Rio Poupa Tempo em que você agendou o atendimento. Lembre-se de levar todos os documentos exigidos para tirar o documento, caso contrário, você não poderá ser atendido (a).

Unidades

Veja a lista dos endereços todas as unidades do Rio Poupa Tempo que emitem a Carteira de Trabalho.

Rio Poupa Tempo Zona Oeste: R. Fonseca, 240 – 2º Pavimento – Bangu

⇒ Rio Poupa  Tempo Baixada Fluminense: Estrada Municipal de São João de Meriti, 111 – 1º Pavimento/Prédio Deck Parking – Baixada Fluminense – São João de Meriti

Rio Poupa Central do Brasil: Praça Cristiano Ottoni, s/nº D. Pedro II – Subsolo Central do Brasil – Centro

⇒ Rio Poupa Cantagalo: R. Barão da Torre – Estação Metrô Ipanema, saída Teixeira de Melo – Ipanema

Você acabou de conferir as informações para tirar a 2ª via da Carteira de Trabalho no Rio de Janeiro. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.