Agendamento do Seguro-Desemprego Rio Poupa Tempo


O agendamento do seguro-desemprego no Rio Poupa Tempo é um dos principais serviços oferecidos pelo órgão. Se você foi desligado da sua ocupação profissional e precisa de agilidade para começar a receber as parcelas do seguro, a alternativa mais indicada para solicitar a liberação do pagamento é através dos postos do programa.


No entanto, vale lembrar que você precisa reservar uma data com antecedência para ser atendido (a). Esse procedimento é necessário para controlar os pedidos diários e evitar a formação de filas nos postos. Dessa forma, todos podem receber atendimento sem transtornos.

Caso você nunca tenha agendado um serviço, nós vamos te ajudar. Neste texto você vai poder conferir o passo a passo para dar entrada no seguro-desemprego pelo Rio Poupa Tempo. Confira também a documentação exigida pelo órgão e as regras do parcelamento dos valores.


Postos do Rio Poupa Tempo que fazem o seguro-desemprego

Antes de conferir a explicação sobre o agendamento, veja quais são as unidades do Rio Poupa Tempo que realizam o serviço de entrada no seguro-desemprego.

» Rio Poupa Tempo Zona Oeste

» Rio Poupa Tempo Central do Brasil

» Rio Poupa Tempo Cantagalo


Agendar seguro-desemprego Rio Poupa Tempo: passo a passo

A partir de agora você vai poder conferir como fazer o agendamento. Embora o serviço seja realizado pelo Rio Poupa Tempo, você deve agendar pelo site do SAA (Sistema de Atendimento Avançado). Veja como funciona:

1. Entre no site do SAA pelo endereço http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam;

2. No menu localizado à esquerda da tela, clique na opção ‘Agendar’;

3. Selecione ‘RJ’ para estado e ‘Rio de Janeiro’ para município;

4. Na opção ‘Tipo de Atendimento’, selecione ‘Entrada no seguro-desemprego’;

5. Para continuar, digite o código de segurança e clique no botão ‘Prosseguir’;

6. Na próxima tela você vai visualizar uma série de locais para dar entrada no seguro;

7. Procure a unidade do Rio Poupa Tempo que você deseja. Você verá a quantidade de vagas disponíveis para agendar. Na seção ‘Ações’, você deve clicar sobre o ícone de calendário.

8. Na tela seguinte, você verá o calendário com todas as datas do mês. Os dias em braço são aqueles que estão com o agendamento disponível. Clique na data que for mais conveniente para você;

9. Em seguida, você deve escolher o melhor horário para você comparecer ao posto;

10. Logo depois, você deve informar seu CPF, data de nascimento e também o telefone para contato;

11. Confira se o dia e horário do agendamento estão corretos. Se estiver tudo certo, digite o código de segurança e clique no botão ‘Agendar’;

12. Se tudo correr bem, você verá a seguinte mensagem: ‘Agendamento concluído com sucesso. Não esqueça de levar o comprovante de agendamento’;

13. Clique no botão ‘Imprimir’ para fazer a impressão do comprovante.

14. Um arquivo no formato PDF será automaticamente gerado. Abra o documento e imprima o protocolo para levar no Rio Poupa Tempo no dia do seu atendimento.


Como imprimir o comprovante em outro momento

Agendamento Seguro-Desemprego Rio Poupa Tempo

Caso não seja possível imprimir o comprovante na mesma hora, é possível fazer a impressão posteriormente. Basta seguir esses passos:

1. Entre no site do SAA pelo endereço http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam;

2. Clique em ‘Cancelar’ no menu localizado à esquerda da tela;

3. Informe o seu CPF e data de nascimento;

4. Digite o código de segurança e clique no botão ‘Consultar’;

5. Você o seu agendamento. Para imprimir o comprovante, clique no ícone indicado por uma impressora. O arquivo PDF será gerado novamente, e você poderá fazer a impressão do documento.


Agendamento seguro-desemprego por telefone

Se você preferir, também é possível agendar o seguro-desemprego no Rio Poupa Tempo por telefone. O número de atendimento é o 158.


Documentos para dar entrada no seguro-desemprego

Veja a relação completa da documentação que você precisa apresentar no Rio Poupa Tempo:

» Requerimento do Seguro Desemprego (RSD) e Comunicação de Dispensa (CD), geradas no Sistema Empregador Web e entregues pelo empregador, com Assinatura e Identificação do Empregador;

» Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, acompanhado com o Termo de Homologação (para contratos com mais de um ano) ou Termo de Quitação (para os contratos com menos de um ano);

» Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), todas que você tiver.

» Os três últimos contracheques/holerites;

» Comprovante de vínculo de emprego (extrato analítico ou comprovante de saque do FGTS) ou relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia, Núcleos Intersindicais, Sentença, Certidão da Justiça, Alvará Judicial).

» Carteira de Identidade na validade; se você estiver sem o RG, é possível apresentar Certidão de Nascimento, ou Certidão de Casamento, com protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção), ou Carteira Nacional de Habilitação (modelo com foto), ou Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou Passaporte, ou Certificado de Reservista ou Carteira de Identificação do Conselho de Classe.

» Cadastro de Pessoa Física – CPF.

» Cartão do PIS/PASEP ou Cartão Cidadão (extrato atualizado).

» Comprovante de Residência, que deve possuir o número do CEP (original e cópia).

» Comprovante de Escolaridade (original e cópia).


Documentos para dar entrada no seguro-desemprego doméstico

A documentação para o seguro-desemprego doméstico é diferente. Veja o que você precisa levar:

» Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), informando a anotação do contrato de trabalho doméstico, a data de admissão e a data da dispensa, de modo a comprovar o vínculo empregatício doméstico, durante pelo menos 15 (quinze) meses nos últimos 24 (vinte e quatro) meses.

» Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT atestando a dispensa sem justa causa.

» Declaração de que não está em gozo de benefício de prestação continuada da previdência social, exceto auxílio-acidente e pensão por morte.

» Declaração de que não possui renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e de sua família.

» Carteira de Identidade na validade, ou Certidão de Nascimento, ou Certidão de Casamento, com protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção), Carteira Nacional de Habilitação (modelo com foto), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Passaporte, Certificado de Reservista ou Carteira de Identificação do Conselho de Classe.

» Cadastro de Pessoa Física – CPF.

» Cartão do PIS/PASEP ou Cartão Cidadão (extrato atualizado).

Lembrando que é obrigatória a identificação do empregado doméstico no NIS, NIT ou no Programa de Integração Social-PIS.


Cancelar o agendamento do seguro-desemprego no Rio Poupa Tempo

Caso você precise cancelar o agendamento, siga essas orientações:

1. Acesse site do SAA pelo endereço http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam;

2. No menu localizado à esquerda da tela, clique em ‘Cancelar’;

3. Informe o seu CPF e data de nascimento;

4. Em seguida, digite o código de segurança e clique no botão ‘Consultar’;

5. Você verá o agendamento que está marcado. Para cancelar, clique no ícone indicado por um X vermelho;

6. Logo depois, a seguinte mensagem será exibida: ‘Deseja realmente cancelar o agendamento?’. Clique no botão ‘Sim’ para confirmar o cancelamento.

Você acabou de conferir informações sobre o seguro-desemprego no Rio Poupa Tempo. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários